Nesse tópico, apresentaremos as funções existentes no menu > financeiro > receitas e como utilizá-las. Aqui você pode ver todos os recebimentos feitos nas vendas e agendamentos.
Nova receita avulsa #
Clique em + Nova receita.
Selecione o cliente
Preencha principalmente os campos:
– Vencimento (data da promessa de pagamento)
– Competência (quando realizou o serviço/venda)
– Forma de pagamento (como o cliente prometeu pagar)
– Situação (aberto, agendado, pago parcial, pago)
– Conta de destino (onde deve receber esse valor. Em caso de boletos, por qual banco foi gerado)
– Valor a receber
Parcelar valor total total #
Utilize esse recurso quando o cliente for parcelar o valor total da locação/venda. Preenchendo o valor total, intervalo entre esses recebimentos e a quantidade de parcelas.
Importante: Esse recurso é diferente do “repetir parcelas”.
Repetir parcelas #
Recomendado para lançamentos futuros de contas à receber fixas, exemplo: recebimentos antigos que não possuem pedidos, empréstimos, investimentos e outras receitas com valor semelhante todo mês.
Nesse caso, no campo “valor” você preenche o valor a receber mensalmente, ointervalo entre esses recebimentos e a quantidade de parcelas.
Importante: Esse recurso é diferente do “parcelar valor total”
Pagamento parcial #
Recomendado apenas para lançamentos já existentes que não puderam ser honrados integralmente. Não deve ser utilizado como parcelamentos tradicionais. Esta opção gera uma parcela adicional com o valor restante.
Após selecionar a situação “pago parcial”, abrirá mais abaixo os campos de “valor pago”, e ao preenchê-lo, o sistema calcula automaticamente o valor faltante. Você poderá colocar uma nova data de vencimento nesse valor faltante, para que lembre de cobrar o cliente.