Como agendar uma locação

Primeiro, escolha qual visão você prefere. Se é dia, semana, mês, agenda ou lista.
Na visão dia: você poderá clicar ao lado do horário desejado ou em + Agendar
Na visão semana: você também poderá selecionar o horário, porém escolhendo o dia da listagem ou em + agendar.
Na visão mês: você conseguirá clicar na data e abrirá um novo agendamento ou clicando no + Agendar.
Na visão lista: você poderá clicar no + Agendar


Detalhes #

Cliente: Selecione um cliente já cadastrado ou cadastre um novo.
Se for cadastrá-lo, você poderá seguir o passo a passo completo de como cadastrar um cliente, conforme explicado neste post.
Tabela de preço: Esse campo puxará as tabelas selecionadas no cadastro do cliente, caso não possua, você poderá editar o cliente e adiciona-la OU preencher o período e valor da locação manualmente.
– Selecione o equipamento.
Período: Se o equipamento possui uma tabela de preço igual a do cadastro do cliente, liberará para você escolher o período. Caso não tenha, você pode informar o check-in e check-out manualmente.
Tipo da locação: Se é uma locação, orçamento, manutenção, demonstração, treinamento e/ou teserva técnica.
Consultor da locação
Loja da locação (em caso de multilojas)

Clique em incluir ponteiras e produtos dos equipamentos e vamos para a próxima aba:


Ponteiras #

Confira se as ponteiras estão corretas em quantidade e valor dos disparos. Se desejar, poderá adicionar mais ponteiras ou retirá-las por aqui.

Preencha nesta aba os disparos iniciais e finais, a quantidade e valor de disparos serão calculados automaticamente.


Produtos do kit/checklist #

Confira se os itens e quantidades estão corretos. Se um valor é cobrado por esse produto e o valor não estava previamente cadastrado, você poderá alterá-lo aqui. Se desejar, poderá adicionar mais produtos ou retirá-los por aqui.


Serviços adicionais #

Aqui você poderá selecionar o tipo do serviço (o mais utilizado é frete, mas pode ser usado para vendas adicionais, cross sell, up sell, etc…).

Colaborador que irá fazer a ação.
Ação comercial: Selecionando esse campo, irá puxar o valor ou % previamente cadastrado para cálculo de comissão.
Data da ação: dependendo da ação, poderá selecionar o dia da locação ou o dia que realizou a venda adicional
Valor a receber: Preencha aqui o valor a receber do cliente

Clique em incluir serviço. Repita esse procedimento quantas vezes for necessário.


Recebimentos #

Você poderá lançar os recebimentos que teve desse cliente ou deixá-los como programado, para que já conste no menu > financeiro para conferência e baixa do responsável financeiro.

Desconto no total da locação: Preencha o campo “desconto total”.
Parcelar valor: Selecione a forma de pagamento e em “parcelar” coloque a quantidade de parcelas.
Alterar a forma de pagamento: Se ainda não sabe, deixe como “programado”. Se souber, selecione a forma e inclua o pagamento
– Veja que no campo “valor”, dependendo da forma de pagamento selecionada, ficará em aberto para que preencha manualmente.
Em casos que o cliente deixou um valor a mais para crédito ou te deu um valor a mais e precisará de troco, você poderá colocar esse valor aqui e ao salvar o pagamento, já será calculado o campo “troco”.


Despesas #

Por aqui, poderá lançar as despesas dessa locação, como comissão de frete, despesas de viagem, despesas técnicas, entre outros…

Tipo de despesa: Há algumas opções pré-definidas, mas você poderá editá-las e colocar novas.
Contato que gerou essa despesa. 
– Preencha a descrição da despesa.
– Selecione a forma de pagamento. Caso não saiba ou ainda vá realizar esse pagamento, lance-o como “programado”.
– Preencha o valor pago/a pagar. 

Clique em salvar pagamento. Repita esse procedimento quantas vezes for necessário

Dica: Pelo app, também é possível que o próprio motorista/técnico adicione essa despesa para que o financeiro confira posteriormente.


Situação da locação #

Você poderá selecionar a situação desse agendamento no rodapé dessa página. Por padrão, enquanto não alterá-la, a locação ficará como “pré-agendado”.


Salvar e imprimir documento #

Clicando aqui, você poderá selecionar um modelo de impressão, como contrato simples, OS, OT, entre outros…


Salvar e gerar contrato #

Ao clicar nesse botão, você será direcionado ao menu > contratos. Aqui poderá alterar a situação desse contrato, a empresa, data de vigência.

Botão Locações: Caso vá emitir um unico contrato para varias locações, você poderá seleciona-las por aqui.
Arquivo de documentos: Caso deseje, aqui poderá anexar o contrato assinado ou outro documento que considere pertinente.

Em caso de impressão simples, clique em “salvar e imprimir documento”.

Em caso de contrato com assinatura digital, clique em confirmar e no menu > contratos, ao lado deste contrato, clique em ações > solicitar assinatura digital.