Foto de pessoas em um call center para ilustrar o artigo sobre pós-venda

No mercado de locação de equipamentos estéticos a laser, o serviço prestado após a assinatura do contrato é extremamente importante para o sucesso do negócio. Além de reduzir reclamações, um pós-venda eficiente também aumenta a fidelização e impulsiona o marketing boca a boca – um dos mais poderosos nesse segmento.​

Se você deseja transformar a experiência dos seus clientes e criar uma base fiel que retorne para novas locações, continue a leitura e confira as estratégias que vamos apresentar.

1. Suporte técnico rápido, claro e multicanal

Dúvidas técnicas e operacionais são comuns, especialmente para profissionais que estão iniciando com determinado tipo de aparelho. Ter um canal de atendimento acessível, como WhatsApp Business com respostas automáticas e uma equipe treinada, ajuda a evitar que essas dúvidas gerem insegurança ou mau uso do equipamento.​

Dica:
Crie uma base de conhecimento com respostas para as dúvidas mais frequentes (FAQ), vídeos curtos ensinando operações básicas e envie esses materiais no momento da entrega.​

Ferramentas úteis:

2. Crie uma rotina de follow-up pós-locação

Entrar em contato com o cliente entre 2 e 5 dias após a entrega demonstra atenção e reduz a chance da chamada “frustração silenciosa”, na qual o cliente está insatisfeito mas não se manifesta. Ela é perigosa porque você pode perder o cliente e nem saber o motivo, e você não tem a oportunidade de corrigir o problema (ou evitá-lo no futuro).​

O que incluir no follow-up:

Esse também é o momento perfeito para coletar depoimentos, avaliar o NPS e identificar oportunidades de melhoria.​

3. Entregue conteúdos personalizados de orientação

Manuais, infelizmente, nem sempre são lidos. Invista em vídeos curtos e conteúdos práticos que facilitem o uso do equipamento e evitem erros operacionais.​

Exemplos de conteúdos:

Esses materiais podem ser enviados automaticamente no dia da entrega com o uso de ferramentas como RD Station, Zapier ou Mailchimp.​

4. Utilize um sistema de gestão integrado

Ter um histórico de cada cliente ajuda sua equipe a oferecer respostas mais rápidas e contextualizadas – e essa é apenas uma das vantagens de ter um bom sistema de gestão integrado.

É o caso, por exemplo, do Izziloc, um ERP completo desenvolvido exclusivamente para locadoras de equipamentos estéticos a laser, que oferece funcionalidades como CRM, recursos para gestão comercial avançada e agenda de locações inteligente.

Benefícios:

Além disso, o Izziloc permite a emissão de notas fiscais para produtos e serviços, automatiza rotinas financeiras e facilita a comunicação com clientes por WhatsApp para cobranças, lembretes e recibos. 

5. Ofereça benefícios para clientes recorrentes

Clientes recorrentes são mais lucrativos e propensos a indicar seus serviços. Por isso, premie a fidelidade – com vantagens reais.​

Ideias para programas de fidelização:

Além dos benefícios financeiros, reconheça a parceria com gestos personalizados, como uma mensagem de agradecimento ou um presente simbólico.​ Esse tipo de cuidado fortalece o relacionamento com o cliente.

6. Segmente o atendimento por perfil de cliente

Nem todo cliente demanda o mesmo nível de atenção. Por isso, separe sua base por frequência de locações, tipo de aparelho alugado e nível de autonomia. Assim, você poderá oferecer um atendimento mais eficiente, sem sobrecarregar sua equipe.​

Exemplo:

7. Encante com gestos inesperados

Encantamento não precisa ser caro. Uma caixa com um chocolate e um bilhete personalizado na primeira locação, uma mensagem no aniversário ou um mimo no Dia da Esteticista já causam um grande impacto emocional.​

Dica bônus:
Use um planner para mapear datas importantes dos seus clientes (datas comemorativas do setor, inauguração de clínica, aniversários, etc.) e surpreenda!​

Um bom pós-venda vai muito além do suporte técnico: envolve relacionamento, educação do cliente, percepção de valor e ações de fidelização. Quando bem estruturado, esse processo reduz cancelamentos, evita danos aos equipamentos e transforma clientes ocasionais em parceiros de longo prazo.​

A concorrência pode até ter os mesmos equipamentos, mas sua locadora será lembrada pela experiência proporcionada.E isso, no fim das contas, vale muito mais!