
Seja qual for o porte da sua locadora, acompanhar as métricas de negócio pode ser desafiador. Afinal, são muitas, e nem sempre é fácil extrair insights delas. Para ajudar você, vamos listar as 7 métricas mais relevantes – e como você pode usá-las para tomar melhores decisões de negócio.
1. Taxa de ocupação dos equipamentos
Essa métrica mede o percentual de tempo em que os equipamentos estão locados. Se um equipamento ficou disponível metade do mês, por exemplo, sua taxa de ocupação é 50%. Uma taxa de ocupação baixa pode indicar uma baixa demanda por determinado equipamento, ou a necessidade de ajustes nos preços. É preciso analisar cada caso.
Estratégia: identifique os equipamentos com menor taxa e promova pacotes ou descontos para atrair clientes. Se mesmo assim a taxa continuar baixa, considere a possibilidade de remover esses equipamentos do catálogo.
2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC é o “preço” que você paga para conseguir um cliente, e é calculado dividindo o custo total de marketing e vendas pelo número de clientes adquiridos. Por exemplo, se você investe R$ 5.000 em anúncios e ganha 10 clientes, seu CAC é R$ 500.
Estratégia: compare o CAC com o Lifetime Value (LTV) para garantir que cada cliente traz mais receita do que o custo para conquistá-lo. Se o CAC estiver muito elevado, pode ser necessário reformular suas estratégias de marketing e vendas.
3. Lifetime Value (LTV)
O LTV considera a receita média por cliente ao longo do tempo de relacionamento com sua empresa. Por exemplo, se um cliente aluga mensalmente por 12 meses a R$ 1.000/mês, seu LTV é R$ 12.000.
Estratégia: crie ofertas de renovação e serviços adicionais, como kits customizados ou manutenção preventiva, para aumentar o LTV.
4. Receita por equipamento
Como o próprio nome indica, é o faturamento gerado pelo aluguel de um equipamento em determinado período. Equipamentos subutilizados podem indicar uma oportunidade de otimização.
Estratégia: reposicione equipamentos com baixa receita em mercados alternativos ou combine-os em pacotes atrativos.
5. Taxa de renovação de contratos
Essa métrica é útil para medir a capacidade de fidelização da sua locadora. Se apenas 40% dos clientes renovam, por exemplo, pode ser sinal de problemas no serviço ou percepção de valor. Ou, talvez, o problema esteja no suporte oferecido.
Estratégia: envie pesquisas de satisfação e implemente melhorias com base no feedback. Use CRMs para acompanhar renovações.
6. Tempo médio de atendimento
O tempo que sua equipe leva para responder solicitações impacta diretamente a experiência do cliente. Quanto mais alto, mais negativo tende a ser o impacto – especialmente hoje em dia, em que os clientes exigem cada vez mais agilidade.
Estratégia: automatize respostas iniciais (por meio de bots, FAQs ou respostas pré-definidas) e utilize sistemas que integrem as equipes comercial, técnica e administrativa, garantindo maior agilidade.
7. Taxa de despesas operacionais por receita
Mede a eficiência operacional, comparando os custos de operação com a receita gerada. Não adianta ter um faturamento elevado se os custos operacionais consumirem grande parte da receita.
Estratégia: controle custos operacionais revisando processos logísticos e de manutenção.
Como aplicar as métricas na prática
– Use um sistema de gestão como o Izziloc para centralizar e monitorar dados em tempo real.
– Estabeleça metas para cada métrica (ex.: reduzir em 10% o CAC em 4 meses) e acompanhe regularmente.
– Realize reuniões de alinhamento com as equipes para discutir resultados e propor melhorias.
Com essas métricas bem gerenciadas, sua locadora pode traçar estratégias mais inteligentes, melhorando resultados e ganhando destaque no mercado!